terça-feira, 24 de janeiro de 2012

O GRANDE E ANTIGO MERCADO MUNICIPAL


Em consequência da demolição, por se achar em ruína, da velha Igreja de São Francisco de Assis, da Arquiconfraria da Ordem Terceira dos Homens Pardos da Campanha, na segunda metade do século passado, e que se achava situada no vasto quarteirão compreendido entre as antigas ruas do Fogo, hoje Dr. Brandão, e a do Comércio, hoje Vital Brasil. Achou-se por bem  a Câmara Municipal da Campanha, por proposta do Agente Executivo,  a tomar as primeiras providências para a construção do Mercado Municipal no referido terreno.
As obras foram, de imediato, projetadas convenientemente e, em seguida, postas em execução, com solidez e arte, em todas as dimensões do aludido quarteirão, solidamente murado, com edificações laterais, com várias dependências com finalidades diversas, salas amplas e depósitos para mercadorias, com janelas envidraçadas para a rua e portas internas, de fino acabamento em madeira de lei, além de espaçoso alpendre circular bem calçado, com várias colunas e coberto de telhas para exposição das mercadorias.
No centro ficou uma grande praça para estacionamento de carros de boi e tropas de muares, sempre carregados de mercadorias diversas, vindas, principalmente,  dos distritos e zonas rurais, dispondo de dois largos portões, um de entrada pela rua do comércio e outro de saída pela rua fogo.

Fonte:Notícias Históricas da Cidade da Campanha por Antônio Casadei.
Foto: Márcia Lemes.  Postagem: Taiana Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário